Skip to main content

15 coisas que acontecem quando uma amizade termina

Uma amizade que termina é uma daquelas experiências que não tem nome. Ela existe, naquela área cinza das coisas que acontecem, mas que não gostamos de visitar ou comentar. Terminar uma amizade não é nada parecido com terminar um relacionamento amoroso, mas pode ser, muitas vezes, mais doloroso. Quer dizer… a gente nunca espera que uma amizade chegue ao fim, especialmente aquelas que tem muitos anos ou são amizades de infância. Depois de ter passado por tanta coisas juntos, não é muito justo que simplesmente a amizade acabe. É triste. É uma merda, você quer manter a amizade, mas você pensa que é melhor se afastar, mas nós nunca temos certeza do que é melhor para nós, né? Pois, é.

1. Você deseja de todo coração se sentir feliz pelas conquistas deles, mas o que você faz é comparar a sua vida a deles, como se ambos estivesse em uma competição, mas você nunca admitirá isso em voz alta.

2. A competição é a seguinte: quem tiver a vida melhor, ganha.

3. Você oscila entre dois extremos: acreditar que terminar a amizade foi um enorme erro e ter certeza de que você fez a coisa certa. Sempre vai pensar que o fim foi motivado por um motivo estúpido ou pelo melhor deles, não existe meio-termo.

4. Você pensa e analisa todos os anos de amizade e faz uma regressão ao passado em busca do que motivava a amizade de vocês.

5. Você olha o Instagram ou Facebook e todas informações públicas e coloca defeito em tudo, minimiza as conquistas e geralmente se sente horrível por estar fazendo isso.

6. Você se sente incapaz de dormir, anos depois do fim de uma amizade, com a sensação de que deve mandar um e-mail reconciliador imediatamente.

7. Você lembra que se vocês voltarem a ser amigos você terá que lidar com todas as memórias e sentimentos ruins, de novo.

8. E você sente falta deles. Você sente falta da forma como os conhecia. Você sente falta de cada detalhe especial e único da amizade que vocês tinham e que não pode recriar com mais ninguém.

8. Como vocês cresceram juntos, existe um misto de orgulho e ciúme que prevalece depois de todos esses anos. Esse sentimento não deixará de existir e ele aparecerá de tempos em tempos.

9. Existe uma suspeita silenciosa de que os amigos em comum escolheram um lado, mesmo que vocês continuem amigos no Facebook, você sabe que vocês não são mais realmente amigos.

10. Você se pergunta, de tempos em tempos, se vocês dois amadureceram após a amizade ter terminado e imaginará se em algum momento acontecerá uma reconciliação.

11. A sua memória da infância e adolescência está repleta de momentos com eles e você não pode dizer “Lembra daquele guri estranho da turma do 1º ano? É, ele se casou, dá para acreditar?”

12. Todas as lembranças (e fofocas) do Ensino Médio perdem o sentido sem aquela pessoa que esteve lá com você.

13. E, com certeza, vocês dois são provavelmente pessoas totalmente diferentes e amadureceram muito nos últimos tempos e já sabem lidar com os pequenos problemas que existiam entre vocês, mas talvez vocês não possam. Talvez essa seja a vida. Talvez amadurecer e se afastar de algumas pessoas seja a coisa certa. Não quer dizer que você é uma pessoa ruim e não faz deles (pessoas) ruins. Só quer dizer que vocês são pessoas diferentes e não precisam mais fazer parte um da vida do outro.

14. Mas, ainda assim… é foda. Às vezes você sente tanta saudade que parece que tem uma parte do corpo que está faltando. E de certa forma, mesmo que você faça amizade com outras pessoas, existe um lugar na sua vida que nunca será preenchido, pode parecer uma reação dramática para uma amizade perdida, mas é a reação mais apropriada. Você passou dias e dias convivendo com alguém por anos e agora eles simplesmente… se foram.

15. ISSO É UMA DROGA.

Vocês já passaram por algum término de amizade? Faltou alguma situação no texto? Tem conselhos para quem está passando por isso? Deixa um comentário, eu vou gostar e você pode ajudar alguém que está nessa situação agora, sempre bom saber que não é só você que passa por isso, né?

Noka

Anna Paula, mais conhecida como Noka, brasiliense, leonina, mercadóloga, nerd de carteirinha, apaixonada por pandas, arqueologia, moda, filmes, livros e cultura no geral e jura que seu planeta de origem é Urano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.