Um movimento em prol dos Profissionais de Marketing
Desde que eu me formei em Marketing já passei por diversas situações onde tive que explicar o que faz um mercadólogo e que não, eu não sou publicitária, designer, relações públicas, assessora comercial ou vendedora.
Muitas pessoas têm um conceito distorcido do trabalho de um mercadólogo e a maioria utiliza o termo “marketeiro” para se referir aos profissionais da área.
Esse é mais um motivo para tentar desmistificar o assunto e mostrar que o Marketing não é apenas o produto/serviço final apresentado para o cliente ou uma venda que foi concluída.
Nós, mercadólogos, precisamos mostrar que existe um imenso processo de elaboração de estratégias, estudo do mercado e planejamento para a realização de um trabalho, que via de regra está em segundo plano nas empresas/agências.
De forma alguma o movimento #MarketingReal tenta desmerecer o trabalho que realizam publicitários, designs, jornalistas e vendedores, pois eles são peças chaves das estratégias empresariais.
O que se procura com essa iniciativa é fazer com as pessoas entendam que o Marketing é muito mais do que todas as atividades citadas acima.
O Marketing pode ser resumido em duas palavras:
Criar relacionamentos.
Quando queremos agradar alguém procuramos oferecer o que ela deseja no momento adequado da forma mais agradável possível. Algo parecido é feito pelos mercadólogos que estão todo o tempo pensando no cliente/consumidor.
Sei que pode parecer algo meio estranho, mas é necessário que uma mudança aconteça na cabeça dos profissionais da área de marketing e das empresas no geral para que as funções de marketing sejam exercidas pelos profissionais de marketing.
Se você se identificou com essa proposta siga o perfil https://instagram.com/mercadologosbr, use a hashtag #MKTReal e participe do movimento para mostrar, pelo menos aos que utilizam as mídias sociais, que o marketing é muito mais do que apenas vender um produto/serviço.
Gostou do que leu? Compartilhe! ♥
Ainda não acompanha o Blog da Noka (e a Noka) nas redes sociais? Então vem me dar um oi!