Skip to main content
MIB 3 Resenha

Assisti: Men In Black 3

Fui ao cinema movida pelo sentimento de nostalgia da minha infância, confesso que não existiam grandes expectativas da minha parte em relação a esse filme, já que MIB 2 não foi exatamente o que eu esperava.

Bem, nos primeiros momentos do filme não entendi muito bem o que estava acontecendo. Parecia que eu estava em um dos filmes da Marvel e seus super-vilões e não no tradicional Men In Black. Mas assim que o Will Smith apareceu na tela, o sentimento de estar assistindo a um dos meus filmes favoritos reapareceu. E uma das coisas que mais me surpreendeu foi o fato de o filme seguir a linha cronológica e se passar em 2012.

Mas vamos ao roteiro do filme que é o seguinte: um alienígena altamente perigoso chamado Bóris (Jemaine Clement) consegue escapar da prisão criada especialmente para ele na Lua e volta até 1969 com o objetivo de matar aquele que é o responsável pelos anos em que ficou em cárcere, o agente da MIB, K (Tommy Lee Jones). O que acontece então é que K some do presente e a única pessoa que lembra de sua existência é o seu parceiro o agente J (Will Smith) que volta no passado para encontrar a versão mais jovem de K (Josh Brolin) e impedir o seu assassinato e também a invasão alienígena que acontece no planeta após o desaparecimento de K.

Viagens no tempo sempre são muito interessantes por criar possibilidades de narrativas diferentes das normais e Etan Cohen como roteirista do filme sobre aproveitar todos os ganchos possíveis. Existiam dois Bóris, J conseguia se lembrar de K e a ambientação da maior parte do filme foi nos anos 60 o que deixa o filme com o mesmo ar retrô do MIB I. Nesse filme podemos ver desde os alienígenas com figurinos bizarros aos equipamentos totalmente antiquados, dignos das séries e filmes da época.

Gostei muito também da forma como abordaram vários temas como o passado do agente J e do agente K. Todas as informações bateram e foram fiéis aos outros filmes, mesmo que existam algumas informações adicionais nunca mencionadas antes. As piadas sobre a cultura norte-americana da época da corrida espacial e da revolução de costumes são as melhores, conseguiram inclusive inserir Andy Warhol no filme. Existem ainda as piadas sobre as condições dos negros naquele período e sobre a sisudez do agente K (Tommy Lee Jones) que se reflete na versão mais jovem (Josh Brolin).

E é Brolin que rouba a cena, ele reproduz a atuação de Jones de forma fiel desde as manias até à inflexão da voz, mas o K de Brolin parece mais humano. No entanto, uma outra personagem que me agradou e surpreendeu foi o Griffin (Michael Stuhlbarg), no primeiro momento, achei algo piegas e sem graça, mas com o decorrer do filme adorei a interpretação do ator, e a personagem em si que por ser capaz de ver as várias possibilidades do futuro ao mesmo tempo, faz com que tenhamos boas piadas no filme.

Só tenho uma coisa a dizer sobre os efeitos especiais: foram perfeitos. Assisti ao filme em 3D e em nenhum momento senti a minha vista cansada ou que os efeitos especiais estavam interferindo no filme; a maquiagem dos alienígenas (com destaque para os olhos mecânicos de Boris que me assustaram de verdade e para o cérebro de Griffin que é uma criação extraordinária) é digna do maquiador multipremiado, Rick Baker.

Concluindo, o filme vale totalmente a pena. As sequências de ação foram muito bem feitas, o filme mantem um ritmo constante, os efeitos especiais não deixam aquém das expectativas e existem momentos surpreendentes  para aqueles que acompanharam os dois primeiros filmes da série. O entretenimento está garantido. Além disso, existe uma possibilidade de diversão extra: tente encontrar no filme famosos como Lady Gaga, Tim Burton, Justin Bieber, Nicole Scherzing e Betty White.

Confira abaixo o meu trailer favorito do filme:

Resumo: Men In Black 3

Men In Black 3 - MIB 3
Men In Black 3 – De volta ao passo para salvar o futuro. Trailer oficial do filme. Fonte: Sony Pictures.

Estrelas: ⭐⭐⭐⭐
Estreia: 25 de Maio de 2012
Gênero
: Ficção Científica/Ação/Comédia
Duração: 106 min.
Direção: Barry Sonnenfeld
Distribuidora: Sony Pictures
Orçamento: US$ 215 milhões
Elenco: Will Smith, Tommy Lee Jones, Josh Brolin, Emma Thompson, Nicole Scherzinger, Betty White, Gemma
Arterton, Sharlto Copley, Alice Eve, Michael Stuhlbarg.
Sinopse: Em ‘MIB 3′, os agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones) estão de volta… no tempo. J já viu algumas coisas inexplicáveis nos seus 14 anos com os Homens de Preto, mas nada, nem mesmo aliens, o deixa tão perplexo quanto o seu parceiro reticente, K; mas quando a vida de K e o destino do planeta são colocados em jogo, o Agente J vai viajar no tempo para colocar as coisas no lugar. J descobre que há  segredos no universo que K nunca mencionou – segredos que serão revelados quando ele se juntar ao jovem Agente K (Josh  Brolin) para salvar seu parceiro, a agência e o futuro da humanidade.

 

 

Este post faz parte de uma série de posts sobre cinema, você pode acompanhar todas as minhas críticas cinematográficas feitas aqui no blog por essa CATEGORIA LINDA.

Gostou do que leu? Compartilhe!

Ainda não acompanha o Blog da Noka (e a Noka) nas redes sociais? Então vem me dar um oi!

Twitter || Facebook || Instagram

Noka

Anna Paula, mais conhecida como Noka, brasiliense, leonina, mercadóloga, nerd de carteirinha, apaixonada por pandas, arqueologia, moda, filmes, livros e cultura no geral e jura que seu planeta de origem é Urano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.